Você Sabia?
Os jogos cooperativas servem para muitas pessoas ate como uma terapia psicológica e podem até ajudar em doenças.
Jogos cooperativos e competitivos são jogos feitos para unir pessoas, a preocupação não é de ganhar e sim se divertir e descontrair. Existem muitos de jogos cooperativos como, por exemplo: Escravos de jó, basquete, vôlei, estamos todos no mesmo saco, futebol entre outros jogos. Esses tipos de jogos são utilizados para incrementar a paz no dia-a-dia do participante. Jogos cooperativos não são apenas jogos que exigem força física, muito pelo contrário, pois jogo da memória, quebra-cabeça e jogos deste gênero também são considerados jogos corporativos.
Modelos
de Jogos Cooperativos e Competitivos
1. Passando o Bambolê
Material: vários bambolês
Fazendo a atividade: formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar
ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para
que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás
acumular.
VARIAÇÃO: dividir os alunos
em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos
deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele
estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.
2. Cabo de Guerra
O professor divide as
equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o
meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a
mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão
puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da
corda chegar no espaço riscado no chão do seu lado. Ganha quem marcar três
pontos primeiro. Obs: trocar as equipes nas cordas sendo que todas as equipes
joguem umas com as outras.
VARIAÇÃO: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila (conforme a foto) segurando as mãos e os demais segurando na cintura.
VARIAÇÃO: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila (conforme a foto) segurando as mãos e os demais segurando na cintura.
3. Caranguejobol
O professor divide os alunos
em duas equipes. Os alunos são colocados em seus respectivos campos e dentro da
área de gol e só poderão se movimentar em 4 apoios. A bola é colocada no centro
da quadra e ao sinal do professor, ambas as equipes saem na posição de quatro
apoios em direção a bola que está no centro da quadra. O objetivo é marcar gol
no time adversário. Não podendo colocar a mão na bola(somente o goleiro pode).
As regras são as mesmas do
futsal. Essa atividade exige muitos dos músculos inferiores e posteriores,
portanto é necessário um alongamento mais amplo.
4. Nó Humano
Formação: alunos divididos
em grupos de no máximo 9 alunos.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
Essa atividade é ideal para
o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo,
aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não
toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que
quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de
levar vantagem.
5. Vaqueiro Laçador
Formação inicial: Alunos
espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos
bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bambolê na
cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma
corda). Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais
alunos (conforme a foto). Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar
dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o
primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem
capturados.
7. Bola por Cima, Bola por
Baixo
Alunos dispostos em duas
colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1) Ao sinal do professor o
primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as
duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até
a frente e dar sequência a atividade. 2)Assim que todos os alunos completarem a
tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e
devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa.
3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima
da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o
terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que
todos completem a prova.
8. Escravos de Jó
Formada a roda, as crianças
permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para
todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música,
marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na
mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do
vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão. Quando o
jogo é feito sentado (geralmente em torno de uma mesa), pode-se usar somente a
mão direita, largando-se o objeto sempre à frente do vizinho da direita.
Faz-se movimentos conforme a
letra:
Escravos de Jó jogavam
caxangá (vai passando para o colega ao lado o objeto que foi posto à sua frente
); Tira (levanta o objeto), bota(põe na sua frente na mesa), deixa ficar
(aponta para o objeto na frente); Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passa
seu objeto para o colega ao lado), zigue (volta o objeto para sua frente), zá
(passa seu objeto para o colega).
Observação: Vão
saindo da roda aqueles que se perderem no ritmo, ou passarem mal o objeto. Para
super cobras no jogo, pode ser tentada uma rodada especial invertendo o sentido
da brincadeira (para a esquerda).
Até a próxima!!!
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